sábado, 18 de julho de 2009

ENTREVISTA: OS MALEFÍCIOS DO TABAGISMO


ENTREVISTA REALIZADA NO DIA 29 DE MAIO DE 2009 PELOS ALUNOS DA ESCOLA "WLADISLAU GARCIA GOMES", APROVEITANDO A PALESTRA PROFERIDA SOBRE OS MALEFÍCIOS DO TABAGISMO

1) Qual seria uma melhor forma de punição adequada às fábricas de tabaco: a proibição pela fabricação do cigarro, ou uma penalização sobre a venda?
R: Na verdade não tem uma punição, a punição que podem imprimir as fábricas seriam multas. Não se pode proibir a venda do cigarro ou a proibição da fabricação da fabricação, mas o Ministério da Saúde e os órgãos governamentais poderão infligir multas a estas fábricas.

2) Na opinião da doutora qual a importância do debate do tabagismo com as crianças e os jovens?
R: A importância é que essa faixa etária de 09 aos 18 anos de idade é a faixa mais suscetível ao início de vícios da dependência química e psicológica, então é uma faixa etária que está vulnerável a indústria do cigarro, pelas “propagandas” entre os jovens. Devemos ter uma vigilância persistente e tentar imprimir o não ao tabagismo.

3) O que é um fumante passivo e qual o risco que ele corre?
R: O fumante passivo é a pessoa que inala a fumaça do cigarro por estar próxima a pessoa que fuma. O risco que ela sofre é o mesmo das pessoas que fumam, sendo que o fumante passivo tem o risco de adoecer igualmente a pessoa que fuma ativamente.

4) Qual a melhor forma de conscientização para que haja a diminuição do mínimo de fumantes?
R: Através de trabalhos de educação, trabalhar na escola para fazer crescer a consciência crítica dos jovens e adolescentes, e da população em geral para que eles possam rejeitar o fumo por ser nocivo à sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário